Em se tratando de Meio Ambiente, trabalhamos com o conceito de que, para uma menor produção de resíduos poluentes, torna-se imprescindível a utilização das EMBALAGENS COM QUALIDADES IDEAIS.
No setor de embalagens e acessórios de papelão ondulado, as Embalagens com Qualidades Ideais são aquelas produzidas com dimensionamentos corretos e com estruturas de papelão (chapas) ecologicamente corretas. Tais embalagens apresentam as especificações técnicas ideais para atender e justificar, com qualidade e menores custos, exclusivamente as necessidades dos produtos acondicionados, em função dos seus respectivos tipos, pesos, números de empilhamentos utilizados e condições de armazenamentos e transportes da empresa. As utilizações de Embalagens e Acessórios, produzidas com matérias-primas virgens e com dimensionamentos e especificações técnicas inadequadas, superiores ou inferiores ao ideal necessário, para os acondicionamentos, empilhamentos, armazenamentos e transporte de seus respectivos produtos, em ambos os casos geram danos ambientais e prejuízos para as empresas. Uma embalagem produzida com dimensionamentos e estruturas de papelão inadequadas pode aumentar em até 30% o resíduo poluente no meio ambiente e gerar o mesmo ou maior percentual de gastos desnecessários para as empresas.
A Indústria do Papel e do Papelão investe cada vez mais na produção de estruturas de papelão recicladas, mais leves e com mais resistência em kgf de coluna, oferecendo ao mercado consumidor excelentes opções com qualidade e com custos de até 13 % mais baixos por quilo.
Também nos beneficiamos do uso de um software capaz de realizar diversos cálculos e comparações para chegar na chapa ideal para compra ou para produção de uma pequena quantidade, se baseando nas chapas de estoque. Este software enfim, ajuda na diminuição de refugo (peças inteiras de papelão não conforme ou sobras de produção) e contribui tanto para o meio ambiente quanto para redução de custos da empresa e/ou valor da caixa.
Em se tratando de madeira, uma tonelada de aparas pode substituir de 2 a 4 m³ de madeira, conforme o tipo de papel a ser fabricado, o que se traduz em uma nova vida útil para de 15 a 30 árvores. Na fabricação de uma tonelada de papel reciclado são necessários apenas 2.000 litros de água, ao passo que, no processo tradicional, este volume pode chegar a 100.000 litros por tonelada.
Em média, economiza-se metade da energia, podendo-se chegar a 80% de economia quando se comparam papéis reciclados simples com papéis virgens feitos com pasta de refinador.
Teoricamente, as fábricas recicladoras podem funcionar sem impactos ambientais, pois a fase crítica de produção de celulose já foi feita anteriormente. Salvo as ocasiões em que os fabricantes não investem em controles ambientais.
Estima-se que, ao reciclar papéis, sejam criados cinco vezes mais empregos do que na produção do papel de celulose virgem e dez vezes mais empregos do que na coleta e destinação final de lixo. Assim para a prática da Responsabilidade Ambiental no setor de embalagens e acessórios de papelão ondulado, torna-se premente para as empresas a identificação da especificação técnica que qualifique suas respectivas embalagens como Embalagens com Qualidades Ideais e que conheçam e utilizem as atuais opções em estruturas de papelão ondulado, ecologicamente corretas, específicas para a produção desses suprimentos.
Temos em nossa unidade uma E.T.E. (Estação de Tratamento de Efluentes) capaz tratar 4 mil litros de água/dia, a qual é utilizada para limpeza dos grupos impressores e áreas internas do processo fabril. Este sistema foi implantado com o intuito de preservar o Meio Ambiente e evitar a contaminação de rios e lagos.
A água utilizada para limpeza é enviada para E.T.E. e armazenada em uma caixa de efluente bruto com capacidade para 5.000 lts.
Nesta mesma caixa a água é oxigenada por 20 minutos antes da transferência para o tanque reator com capacidade de tratamento por batelada de 2.000 lts.
Para realizar o tratamento da água no tanque de reator são adicionados os produtos necessários para redução de cargas orgânicas aeróbias e anaeróbias, clarificação da água, e valor de pH. Feito este procedimento é acionado o sistema de homogeneização da água onde são adicionados os produtos floculante e coagulante para geração das partículas das substâncias sólidas e posteriormente decantação do lodo.
Feito este processo, a água é limpa e tratada em um filtro com pastilhas de cloro ativo 3 x 1 e em um filtro de areia. Logo após é enviada para uma caixa de armazenamento de água para posterior uso no processo fabril e outras áreas, como descargas de vasos sanitários.